Índice é ainda pior considerando os níveis sociais e de raça. Em língua portuguesa, a evolução ainda é pequena. Estudo do Todos pela Educação foi feito com base nos dados do Saeb de 2007 a 2017. Por Elida Oliveira | G1 Dados divulgados pelo movimento Todos pela Educação nesta quinta-feira (21) apontam que o aprendizado de matemática dos estudantes do 3º ano do ensino médio caiu 0,7 ponto percentual (pp) no Brasil entre 2007 e 2017. Isso quer dizer que os concluintes desta etapa de ensino estão saindo da escola sabendo menos do que os estudantes formados há uma década. Nas escolas públicas, a queda foi ainda maior: de 4 pp. O índice piora quando a comparação considera raça e o nível socioeconômico do estudante. Matemática apresenta baixos índices de aprendizagem entre estudantes do 3º ano do ensino médio, ou seja, alunos estão se formando sem aprender todo o conteúdo adequado para a sua idade. — Foto: Divulgação A análise do Todos foi feita com base nos dados do Sistema de Avalia
Última versão da Base Curricular do ensino médio vai ter primeira audiência pública em maio, veja o cronograma
Audiências serão realizadas entre maio e agosto nas cinco regiões brasileiras para debater o documento entregue pelo MEC ao Conselho Nacional de Educação na semana passada.
Por G1
O Conselho Nacional de Educação (CNE) definiu, nesta terça-feira (10), as datas das cinco audiências públicas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio. A terceira e última versão do documento foi entregue aos conselheiros pelo Ministério da Educação na semana passada.
(Clique aqui para baixar o PDF com a íntegra da proposta para a base curricular do ensino médio)
Audiências públicas sobre a BNCC do ensino médio realizadas pelo CNE começam em 11 de maio em Florianópolis (Foto: Editoria de Arte/G1) |
A primeira audiência será realizada em 11 de maio em Florianópolis. As audiências acontecerão nas cinco regiões brasileiras.
Veja abaixo o cronograma de audiências sobre a BNCC do ensino médio:
11/05 - Florianópolis
08/06 - São Paulo
06/07 - Fortaleza
10/08 - Belém
29/08 - Brasília
Sem prazo
Ainda não existe um prazo específico para que a BNCC seja aprovada. Primeiro, os conselheiros ouvirão a população nas audiências e, avaliarão o documento na comissão destinada a isso. Por fim, a resolução da BNCC será levada à discussão de todos os conselheiros no pleno do CNE, onde então deverá ser votada. Caso seja aprovada, a resolução será encaminhada ao MEC para a homologação.
A BNCC referente à educação infantil e ao ensino fundamental, que foi entregue ao CNE em abril de 2017, só foi aprovada oito meses depois, em dezembro. Agora, um comitê especial do MEC orienta a implementação da nova Base Curricular do ensino infantil e fundamental nas escolas até 2020.
Repercussão
Epecialistas ouvidos pelo G1 afirmam que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino médio elaborada pelo governo federal pode ampliar a desigualdade nos estados. Para o Ministério da Educação (MEC), a proposta aumenta a possibilidade de escolhas dos alunos e dá um padrão nacional aos currículos.
De acordo com os especialistas, a principal questão é que, ao contrário da BNCC para o ensino fundamental, o texto final com as diretrizes para o ensino médio não apresenta em detalhes as habilidades que devem ser ensinadas nos itinerários formativos propostos. Na avaliação deles, a ausência de dados específicos pode fazer que estados acabem adotando caminhos diferentes nos currículos, o que pode aumentar a diferença entre as escolas pelo país.
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