Índice é ainda pior considerando os níveis sociais e de raça. Em língua portuguesa, a evolução ainda é pequena. Estudo do Todos pela Educação foi feito com base nos dados do Saeb de 2007 a 2017. Por Elida Oliveira | G1 Dados divulgados pelo movimento Todos pela Educação nesta quinta-feira (21) apontam que o aprendizado de matemática dos estudantes do 3º ano do ensino médio caiu 0,7 ponto percentual (pp) no Brasil entre 2007 e 2017. Isso quer dizer que os concluintes desta etapa de ensino estão saindo da escola sabendo menos do que os estudantes formados há uma década. Nas escolas públicas, a queda foi ainda maior: de 4 pp. O índice piora quando a comparação considera raça e o nível socioeconômico do estudante. Matemática apresenta baixos índices de aprendizagem entre estudantes do 3º ano do ensino médio, ou seja, alunos estão se formando sem aprender todo o conteúdo adequado para a sua idade. — Foto: Divulgação A análise do Todos foi feita com base nos dados do Sistema de Avalia
Divulgado na noite desta terça-feira (30), ranking QS para América Latina traz a USP na segunda posição no continente e a Unicamp como a terceira melhor da região.
Por G1
A mais recente edição do ranking de melhores universidades da América Latina do Instituto QS, divulgado na madrugada desta quarta-feira (31), noite de terça no horário de Brasília, aponta que a Universidade de São Paulo (USP) voltou a ser a melhor instituição do país e a segunda melhor na América Latina, atrás apenas da Universidade Católica do Chile (PUC Chile).
Praça do Relógio, na Cidade Universitária da USP, em São Paulo — Foto: Divulgação/USP |
Veja o ranking completo
No relatório anterior, a USP estava em terceiro lugar e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em segundo. Agora, as duas universidades paulistas trocaram de posição.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem enfrentado sérias dificuldades financeiras, caiu da sétima para a nona posição.
Entre as 20 melhores do continente, sete são instituições brasileiras.
Top 20 do ranking QS para a América Latina 2019:
- Pontifícia Universidad Católica de Chile (PUC Chile) - Chile
- Universidade de São Paulo (USP) - Brasil
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Brasil
- Universidad Nacional Autónoma de México (Unam) - México
- Universidad de Los Andes Colombia - Colômbia
- Tecnológico de Monterrey (Itesm) - México
- Universidad de Chile - Chile
- Universidad de Buenos Aires - Argentina
- Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil
- Universidad Nacional de Colombia - Colômbia
- Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Brasil
- Pontifícia Universidade Católica do Rio De Janeiro (Puc-Rio) - Brasil
- Universidad de Santiago de Chile (Usach) - Chile
- Universidad de Concepción - Chile
- Universidad de Antioquia - Colômbia
- Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil
- Pontificia Universidad Javeriana - Colômbia
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil
- Universidad de Costa Rica - Costa Rica
- Universidad de La Habana - Cuba
- Reputação Acadêmica (30%)
- Reputação do empregador (20%)
- Proporção de Professores / Estudantes (10%)
- Trabalhos por docente (5%)
- Citações em pesquisas (10%)
- Número de professores com doutorado (10%)
- Rede Internacional de Pesquisa (10%)
- Impacto na Web (5%)
Por outro lado, o estudo indica que o Brasil lidera as pesquisas da América Latina. A USP produz mais trabalhos por membro do corpo docente do que qualquer outra universidade da região, e possui 9 das 10 melhores pontuações para citações em pesquisas.
Nesta edição, foram analisadas 90 universidades brasileiras, tornando o Brasil o país com maior amostragem, seguida por México (com 63 universidades analisadas), Colômbia (53), Chile (40), Argentina (39) e Peru (20).
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